Sabão caseiro com óleo usado: fácil, barato e cremoso: aprenda
09/07/2021 17:22 em Novidades

Procurando uma maneira de economizar, e obter um sabão muito bom para uso em sua casa para lavagem das louças, ou até mesmo do seu banheiro, essa receita é muito boa, e com poucos ingredientes, e ainda te ajudará a eliminar esse óleo velho que você tem em casa, após as frituras.

Sem dúvidas uma fabricação de sabão é uma arte divertida e fácil de dominar, desde que você tenha boa atenção aos detalhes da receita, e saiba como seguir as instruções cuidadosamente. E sempre depois de aprender a fazer sabão, você pode começar a experimentar suas próprias receitas caseiras e torná-las verdadeiramente suas e até mesmo vender

Este processo pode parecer difícil no início, mas depois de fazer seus primeiros lotes, será uma muito mais simples e fácil. E sempre na verdade, aprender a fazer o seu próprio sabão é simples e só leva alguns passos do início ao fim.

Mas saiba que antes de iniciar o processo de fabricação de sabão, há algumas coisas que você precisa saber.

Para realizar a receita de sabão, você precisa combinar uma substância cáustica com óleo ou gordura.

Vale ressaltar um cuidado, a soda cáustica é um produto químico forte que exige extrema cautela e respeito durante o seu manuseio.

E sempre por segurança, use um óculos de proteção, e sempre para proteger os olhos de respingos, juntamente com luvas de borracha ou látex e até mesmo mangas compridas.

E uma dica é sempre adicionar soda cáustica aos líquidos, e não o contrário, ou pode ter um efeito de vulcão e fazer uma bagunça em sua casa.

Sempre ao se fazer a mistura de soda cáustica com água ou outro líquido, ela fica muito quente rapidamente e vapores fortes se desenvolvem por alguns segundos. Tente não respirar esses vapores diretamente. O local ideal para realizar é um campo seguro ao ar livre, ou dentro de casa com a janela aberta para tomar ar fresco.

E vale ressaltar que o manuseio da soda cáustica é apenas para adultos. Certifique-se de que crianças pequenas e animais de estimação estão fora da área, ou bem longe. E o cuidado com as soluções de soda cáustica devem ser claramente marcadas com palavras e símbolos de perigo para não leitores.

E caso cair soda cáustica, enxágue repetidamente com água fria em muita abundância. Para queimaduras de grandes áreas ou se entrar em contato com os olhos, enxágue e procure atendimento médico em modo imediato.

Sim, eu sei que todos esses avisos de segurança fazem a soda cáustica parecer muito assustadora! Mas lembre-se, porém, de que o sabão é feito todos os dias por muitas pessoas, sem incidentes.

Sempre se você pode manipular com segurança alvejante, outro produto químico potencialmente prejudicial, você deve ser capaz de lidar com soda cáustica com a mesma competência e segurança.

Agora vamos aprender a receita e o que você vai precisar

2 litros de óleo de cozinha usado
400 gramas de soda cáustica (NaOH)
800 mililitros de água quente
80 mililitros de amaciante para roupas

Coe o óleo de cozinha e coloque em um recipiente após filtrar as impurezas das frituras

Agora dissolva a soda cáustica com a água (lembre-se use máscara, óculos e luvas de proteção, pois a mistura irá ferver e liberar gases tóxicos)

Agora acrescente o óleo, e mexa por cerca de 20 minutos com uma colher de pau, até que o preparado fique mais consistente, e para dar um cheirinho gostoso, acrescente o amaciante de roupas.

Coloque o sabão em uma forma, ou um balde de alumínio, e deixe secar por dois dias. Você verá sempre quando poderá retirá-lo dos recipientes quando ficarmos brancos. Se preferir deixe curar por duas semanas, o sabão ficará bem mais macio para o uso.

Você pode cortar com uma faca, e deixar do tamanho que preferir.

 

fonte - felizsaude.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!