Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Caminhada: emagrece, controla diabetes e pressão arterial: aprenda seguindo essas 9 dicas
27/01/2021 09:54 em Novidades

Sem dúvidas caminhar é uma forma de exercício que pode melhorar significativamente sua saúde física e mental. E podemos dizer que não só pode estender sua vida e prevenir doenças, mas também pode aumentar por completo sua energia e humor.

 

E vale ressaltar que diversos estudos mostram que, se você caminhar com regularidade e rapidez, pode ser o único exercício aeróbico de que precisa para manter o coração e os pulmões ainda mais saudáveis.

 

Emagrecer

 

Saiba que caminhar aumenta sua frequência cardíaca, fazendo com que você gaste energia e queime calorias, assim como outras formas de atividade física, como correr, nadar ou até mesmo o ciclismo.

 

E podemos dizer que quantas calorias você queima depende de quão rápido você anda, por quanto tempo, o terreno e seu peso.

 

Energia

 

Podemos dizer que a pratica de caminhada aumenta o fluxo sanguíneo ao redor do corpo, de modo que mais sangue – contendo oxigênio e nutrientes como combustível – pode atingir os grandes músculos das pernas, bem como o cérebro.

 

Imunidade

 

Saiba que caminhar em forma rápida e regularmente também pode ajudar a protegê-lo de pegar um resfriado, gripe ou outras doenças relacionadas ao sistema imunológico.

 

Podemos dizer que exercícios físicos como caminhar aumentam a quantidade de glóbulos brancos que circulam no sangue. E sempre essas células lutam contra infecções e outras doenças como parte do sistema imunológico do corpo.

 

Coração

 

Descobriu-se que caminhar reduz o risco de eventos cardiovasculares – ou seja, qualquer incidente que cause danos ao coração, como um ataque cardíaco – em 31%.

 

Isso sim era evidente mesmo em um ritmo moderado de cerca de 2 milhas por hora e em distâncias de pouco mais de uma milha por dia durante cinco dias por semana, ou até mesmo por 8,8 milhas por semana.

 

Veja algumas dicas de como começar a caminhar

 

Como alimentos leves antes do treino

 

Ao praticar cada exercício, você deve se alimentar claro, mas procure comer alimentos leves, como frutas e verduras. Uma boa dica é se alimentar com um pedacinho de batata doce antes, ou até mesmo banana.

 

 

Tente caminhar rapidamente

 

Por pelo menos meia hora todos os dias, ou uma hora quatro vezes por semana. Caso você não consegue encaixar isso em sua programação, tente caminhadas mais frequentes e mais curtas.

 

Faça um esforço para caminhar o máximo possível

 

Evite elevadores e escadas rolantes e suba as escadas. Deixe o carro em casa se puder andar dois ou três quilômetros até a casa de um amigo. Caminhe para o trabalho, pelo menos parte do caminho.

como o Strava ou Nike, veja quantos passos você dá por dia. Tente mirar para 3.000 e tente trabalhar até pelo menos 5.000 passos (cerca de 2,5 milhas para o passo médio) no curso de suas atividades diárias. Algumas autoridades de saúde recomendam 10.000 passos como meta, embora não haja um número mágico.

 

Para atingir os objetivos mais elevados, você terá que incluir alguns exercícios rápidos de caminhada, além de caminhar em casa e no trabalho.
Se você quiser ir mais rápido, em vez de dar passos mais longos, dê passos mais rápidos. O alongamento da passada pode aumentar a tensão nos pés e nas pernas.

Uma boa opção: tente dobrá-los em 90 graus e bombear a partir do ombro, como fazem os bons corredores de corrida. Agora balance-os naturalmente, como se estivesse pegando a carteira no bolso de trás.

 

E sempre nesse movimento para a frente, o pulso deve estar próximo ao centro do peito. Mova os braços em oposição às pernas – balance o braço direito para a frente enquanto dá um passo à frente com a perna esquerda.

 

Agora mantenha os pulsos retos, as mãos abertas e os cotovelos próximos ao corpo. O movimento vigoroso do braço permite um ritmo mais rápido e fornece um bom treino para a parte superior do corpo. E você vai queimar de 5 a 10 por cento ainda mais calorias.

 

Escolha terrenos variados
Caminhar na grama ou na terra, sem duvidas queima mais calorias do que caminhar em uma pista. E caminhar na areia fofa aumenta o gasto calórico em quase 50%, se você conseguir acompanhar o ritmo.
Suba e desça avenidas para ganhar força e resistência e queimar mais calorias. Combine a caminhada em avenidas com sua caminhada regular em terreno plano como uma forma de treinamento intervalado.
Ao subir uma avenida, incline-se ligeiramente para a frente – é mais fácil para os músculos das pernas. Andar ladeira abaixo pode ser mais difícil para o corpo, especialmente os joelhos, do que subir ladeira, e pode causar dores musculares, então diminua o ritmo, mantenha os joelhos ligeiramente dobrados e dê passos mais curtos.
Escolha uma superfície lisa e mantenha-se longe de tráfego
Arvores, buracos e outros praticantes de exercícios, sempre uma pista deserta é o ideal. Se possível, treine com um personal, um parceiro que anda para a frente que pode impedir você de esbarrar em algo e ajudá-lo a acompanhar.
E Sempre para evitar dores musculares, comece devagar: não tente andar para trás mais do que 400 metros na primeira semana. E vale ressaltar que idosos que fazem exercícios ou indivíduos com problemas de equilíbrio não devem retroceder.
Tênis certo
Tente evitar tênis de sola rígida que não dobram. Os “sapatos de caminhada” têm solas flexíveis e saltos rígidos para evitar movimentos de um lado para o outro. Mas para terreno normal, sapatos de salto baixo que são confortáveis, acolchoados e leves, e claro já são suficientes.

 

Corrida e caminhada

 

Saiba que esteja você recém saído do sofá ou vindo de algum outro esporte, leva tempo para começar a correr, mas você vai chegar lá se começar um pouco devagar. Uma ótima maneira de fazer isso é um programa de corrida, juntamente com a boa caminhada.

 

Com sua meta de 20 minutos em mente, concentre-se em alguns minutos de corrida, seguidos de um período de caminhada. Uma boa sugestão é correr por 1 minuto e caminhar por dois minuto – continue alternando até atingir a meta de tempo desejado.

fonte - https://felizsaude.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
NOSSA WEB RADIO